Home

Webmail

 
Dicas de Saúde
Consumo de café pode diminuir níveis de ácido úrico no sangue!

Consumo de café pode diminuir níveis de ácido úrico no sangue
Fonte: Arthritis Care & Research , 01/06/2007

Níveis elevados de ácido úrico no sangue são precursores da gota, a forma mais comum de artrite inflamatória em homens adultos. Acredita-se que o consumo de café e chá pode afetar os níveis de ácido úrico, mas até então, apenas um estudo sobre o assunto foi conduzido. Um novo estudo de larga escala examinou a relação entre café, chá, o consumo de cafeína e níveis de ácido úrico e descobriu que o consumo de café está associado com níveis menores de ácido úrico mas isso parece ser devido a outros componentes que não a cafeína.

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo; mais de 50% dos americanos bebem em média duas xícaras por dia. Por causa desse consumo generalizado, seus possíveis efeitos têm importantes implicações para a saúde pública e individual. Liderado por Hyon K. Choi, da University of British Columbia em Vancouver, Canadá, o atual estudo baseou-se no U.S. Third National Health and Nutrition Examination Survey, conduzido entre 1988 e 1994. Ele incluiu mais de 14.000 homens e mulheres com pelo menos 20 anos de idade que consentiram em realizar um exame médico em que foram retiradas amostras de sangue e urina. O consumo de café e chá foi determinado baseando-se em respostas de um questionário alimentar que avaliou o consumo durante o mês anterior. Os pesquisadores estimaram a quantidade de cafeína por xícara de café ou chá usando dados do U.S. Department of Agriculture.

Os resultados mostraram que os níveis de ácido úrico no sangue diminuíram significativamente com o aumento do consumo de café, mas não com o consumo de chá. Além disso, não houve associação entre o consumo total de cafeína das bebidas e níveis de ácido úrico. Esses resultados foram similares àqueles encontrados no único estudo sobre a questão realizado anteriormente, que foi conduzido no Japão. Interessantemente, houve associação entre consumo de café descafeinado e níveis de ácido úrico. "Essas descobertas sugerem que outros componentes do café que não a cafeína contribuem para a associação inversa observada entre consumo de café e níveis de ácido úrico," constatam os pesquisadores.

Um estudo recente descobriu que o café foi associado com menores níveis de peptídeo C (um marcador de níveis de insulina). Os pesquisadores no estudo corrente sugerem que como há uma relação forte entre resistência a insulina e níveis de ácido úrico elevados , a diminuição nos níveis de insulina associada com o consumo de café pode levar a níveis mais baixos de ácido úrico. O café é também a principal fonte de ácido clorogênico, um antioxidante forte que pode melhorar a sensitividade da insulina. O ácido clorogênico também ajuda a inibir a absorção de glicose no intestino; em outro estudo com café descafeinado aparentou atrasar a absorção de glicose intestinal e aumentar as concentrações de peptídeos 1 glucagon-similar, que é bem conhecido por seus efeitos benéficos na secreção e ação da insulina. Os pesquisadores notaram também que seus resultados poderiam ser devidos a um efeito de outros componentes diferentes da cafeína encontrados no café, o que poderia também explicar porque o café afeta ao níveis de ácido úrico, mas o chá não.
Uma excelente pedida é o Puro café Orgânico 100% Arábica da NatusFlora!!!

 

 

 

<< Voltar
 

 

- Todos direitos reservados